Na próxima quinta-feira dia 4, pelas 16 horas, será dinamizado por José Calado, juntamente com outro colega uma Webinar: "Utilizar o Google Classroom - mas para Pais".

Visa sobretudo dotar os pais de conhecimentos para ajudar os seus filhos na realização das atividades dinamizadas nesta plataforma.
 
A todos os interessados, os professores podem participar também, o link para inscrição, bem como o link para assistir em Direto, está disponível em baixo. 
 
 
TRANSMISSÃO DO YOUTUBE (Ver gravação)
Cartaz da formação

Objetivos da Formação:

  • Apresentar o software livre inclusivo Descubrir, Plaphoons, Arasuite, PTMagic Contact e Audacity;
  • Compreender o potencial do referido software livre como facilitador da comunicação e iniciação à leitura e escrita;
  • Conhecer explorar individualmente cada um dos softwares para promoção da acessibilidade digital;
  • Construir atividades lúdico pedagógicas com recurso aos referidos softwares.
Attachments:
Download this file (Cronograma Márgua Software Livre  Produtos de Apoio.pdf)Cronograma Formação[Cronograma da formação em Vila Viçosa]523 kB2020-03-09 12:11

A DGE vai promover o Seminário Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade, no dia 20 de fevereiro de 2020, no auditório da Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa.

O Seminário tem como objetivo divulgar a atividade da rede de Centros de Recursos TIC (CRTIC), rede prescritora de produtos de apoio do Ministério da Educação, bem como outras iniciativas de parceiros com projetos no âmbito da acessibilidade e inclusão.

MOOC - TECNOLOGIAS PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Sobre o Curso

Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade (TIA) é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, que pretende promover a utilização das tecnologias de apoio e acessibilidade web nas escolas junto dos professores, por forma a ultrapassar e/ou minimizar barreiras no acesso ao currículo por parte dos alunos.

Tendo-se realizado um primeiro MOOC no âmbito desta temática em 2014, enquadrado num projeto europeu, o presente curso foi reformulado para ser disponibilizado na plataforma NAU.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de refletir e discutir sobre as temáticas dos módulos, identificar um conjunto de tecnologias de apoio e de funcionalidades de acessibilidade web, explorando ferramentas livres, criando e partilhando recursos com os seus pares.

Logo Grid3

O CRTIC de Évora, em parceria com a Anditec, organiza uma formação sobre o software "Grid 3", no dia 24 de abril, pelas 14H, na sede de Agrupamento de Escolas Básica Manuel Ferreira Patrício.