MOOC - TECNOLOGIAS PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Sobre o Curso

Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade (TIA) é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, que pretende promover a utilização das tecnologias de apoio e acessibilidade web nas escolas junto dos professores, por forma a ultrapassar e/ou minimizar barreiras no acesso ao currículo por parte dos alunos.

Tendo-se realizado um primeiro MOOC no âmbito desta temática em 2014, enquadrado num projeto europeu, o presente curso foi reformulado para ser disponibilizado na plataforma NAU.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de refletir e discutir sobre as temáticas dos módulos, identificar um conjunto de tecnologias de apoio e de funcionalidades de acessibilidade web, explorando ferramentas livres, criando e partilhando recursos com os seus pares.

As evidências da aprendizagem serão reunidas em e-Portefólio individual, instrumento base para validação final e certificação.

Este curso está aberto à comunidade educativa, é gratuito e em língua portuguesa.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

 

Objetivos

O objetivo geral deste MOOC é promover a utilização de tecnologias educativas e de acessibilidade junto dos professores, tendo em vista o sucesso de todos os alunos.

Mais especificamente pretende-se:

  • Analisar a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA/UDL) e experimentar ferramentas livres;
  • Analisar as diretrizes de acessibilidade Web e experimentar os validadores de acessibilidade;
  • Identificar um conjunto de tecnologias de apoio, software livre e APPs que facilitam o acesso ao currículo;
  • Compreender o sistema de atribuição de produtos de apoio;
  • Produzir recursos acessíveis e em múltiplo formato com ferramentas TIC;
  • Partilhar e discutir experiências sobre as temáticas do curso.

  

Público-Alvo

Curso dirigido aos professores dos ensinos básico e secundário, educadores de infância e outros agentes educativos envolvidos no esforço da inclusão. Curso aberto à comunidade educativa.

  

Duração

 O curso tem início a 13 de janeiro 2020 e termina a 1 de março de 2020, correspondendo a um trabalho de cerca de 30 horas.

 

 

 

Mais Inscrições e Informações em https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+EITIA+1/about