Évora - Programa ColorADD nas Escolas

Público-alvo: 3º ano do 1º CEB

 Organização: ColorADD.Social em parceria com o Centro de Recursos TIC, a Câmara Municipal de Évora, os Agrupamentos de Escolas do Concelho e a Ótica Havaneza.

A ColorADD.Social é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão alertar a comunidade para a causa do daltonismo, assegurando a acessibilidade à cor nas bibliotecas e salas de aula. Pretende-se desta forma alertar e sensibilizar as crianças para a diferença, permitindo que esta seja aceite de uma forma mais natural e espontânea, contribuindo para a diminuição do insucesso, abandono escolar precoce,  para a prevenção de comportamentos de exclusão social e de bullying.

 

“Ver e Sentir as Cores”

Objetivo:. Possibilitar aos alunos experimentarem a visão daltónica, entender as suas limitações e constrangimentos. Desta forma permite-se uma maior identificação das crianças com esta limitação, até então impossível, ao mesmo tempo que se sensibilizam os alunos para a questão da diferença e da necessidade de se saber relacionar com ela.

Descrição: Capacitar os alunos através de uma dinâmica interativa e lúdica, com recurso a ferramentas inclusivas: óculos que simulam a visão daltónica (deuteranopia), lápis de cor e desenhos para colorir, introduzindo o conhecimento de uma ferramenta inclusiva que permite ultrapassar essas mesmas limitações. Esta dinâmica é, numa fase inicial, efetuada pelos elementos da equipa ColorADD.Social, podendo ser facilmente replicada pelos professores.

 

Rastreio precoce do daltonismo

Objetivo: Realizar o rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual a todos os alunos do 3.º ano, das escolas do Concelho, por forma a identificar situações desconhecidas.

O rastreio do daltonismo, tem a colaboração da Ótica Havaneza que se disponibilizou, a título gracioso, a ceder equipamento específico e técnicos optometristas, que possam realizar estes diagnósticos localmente, ao abrigo de uma política de responsabilidade social.

Após este rastreio inicial os casos sinalizados serão encaminhados para serviços de especialidade para exames complementares de diagnóstico.

http://www.coloradd.net/

 

Subcategorias